Agendamento
Voltar ao topo

Harmonização facial

Harmonização facial

HARMONIZAÇÃO FACIAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

O QUE É HARMONIZAÇÃO FACIAL

É o nome dado ao conjunto de procedimentos estéticos não cirúrgicos feitos para criar simetria e proporções mais definidas no rosto, deixando um rosto mais harmônico para os padrões de beleza atual. Estes procedimentos já existem a muito tempo, o que foi feito e sintetizá-los no termo de harmonização facial como um conjunto de tudo que a paciente precisa fazer.

COMO É A AVALIAÇÃO PARA A HARMONIZAÇÃO FACIAL?

É feita uma análise das proporções da face específica para cada paciente. Nesta análise comparando com um padrão de proporcões considerado ideal são feitos os procedimentos.

QUAIS PARTES SÃO AS MAIS REALIZADAS?

Exsitem algumas partes da face que estão no ranking das mais trabalhadas, entre elas:

MAÇA DO ROSTO (malar): para definir e aumentar a projeção dando uma impressão mais jovial, já que tende a diminuir com o passar do tempo.

MANDÍBULA: para alongar, definir ou aumentar o angulo, dando uma impressão de rosto mais forte e menos infantil. 

QUEIXO: aumentar a projeção altura ou largura por exemplo para quem tem o queixo mais para traz, que incomoda no perfil mostrando um queixo curto e pequeno em relação ao resto da face.

NARIZ: para elevar a ponta, alinhar o dorso e corrigir pequenas elevações. Isto dá um aspecto muito mais delicado ao nariz.

LÁBIOS: aumentar o volume, fazer contornos e melhorar as rugas do código de barras que aparecem com o tempo.

SUPERCÍLIO (cauda da sobrancelha): elevação da cauda da sobrancelha que tende a cair com o tempo por perda do rebordo osseo da órbita. Algumas pessoas mesmo jovens já não tem este rebordo proeminente e já precisa fazer, ou aquele que perde com o tempo. Este procedimento suspende o olhar.

OLHEIRAS: A depressão das olheiras que deixa um aspecto de cansado podem ser corrigidos. A coloração da pele não costuma mudar, embora algumas pacientes dizem que as pálpebras inferiiores ficaram mais claras.

RUGAS E SULCOS: aplicado na derme da pele, área que sofreu com o estaqueamento das contrações musculares

COMO É REALIZADA A HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Os melhores preenchedores já possuem anestésicos em sua fórmula dispensando a anestesia local feita separada.

Dependendo da área a ser tratada o produto é aplicado com agulha ou cânulas.

QUANTO TEMPO DURA O RESULTADO DO PREENCHIMENTO NA HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Varia em função do produto utilizado, alguns duram mais tempo, geralmente os que fazem volume profundo (2 anos) por terem uma viscosidade maior. Quanto menor a viscosidade menos tempo vai durar a sua reabsorção. Em média de 1 a 2 anos. Na prática tenho acompanhado que pacientes 

QUAIS OS PRODUTOS UTILIZADOS NA HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Alguns profissionais utilizam os definitivos como o Metacryl (PMMA) por ser definitivo no corpo. Mas vale a pena lembrar que o produto fica definitivo no corpo porque funciona como corpo estranho, o mesmo que ele faria com um pedaço de plástico, MAS O RESULTADO NÃO É DEFINITIVO. Não confunda. O envelhecimento continua e as complicações que eles podem causar podem também ser definitivas.

Procure utilizar sempre os preenchedores de ÁCIDO HIALURÔNICO que são bioativos e portanto temporários. Seguros em mãos experientes. Sem complicações definitivas e que ainda podem ser retirados com a aplicação de uma substância chamada HIALURONIDASE.

QUANTO TEMPO LEVA A APLICAÇÃO?

De 30 minutos a uma hora, dependendo da proposta de cada sessão de aplicação. Sessão??? Sim. Porque as vezes podemos dividir as sessões em mensais ou quinzenais para não ficar cansativo ou demorado para o paciente, uma vez que pode fazer até no horário do seu almoço e retornar ao trabalho.

HARMONIZAÇÃO FACIAL INCHA O ROSTO?

Sim, o inchaço ou edema acontece a medida que vai aplicando o produto. Dependendo do local e da quantidade do produto é bem discreto. Normalmente o que mais incha são os lábios e as pálpebras. Mas em 2-3 dias já desincha grande parte. É comum o paciente ligar para o médico no dia seguinte assustada perguntando se os lábios ficarão daquele tamanho mesmo rsrsrs. Não se preocupe, os lábios ficarão como você viu imediatamente após a aplicação, qualquer coisa a mais que isso será apenas inchaço e breve irá regredir. Eu costumo perguntar para as minhas pacientes se elas querem acompanhar o preenchimento e dou a elas um espelho de mão. Desta forma se sentem mais seguras no tamanho que está ficando. Mesmo assim, acabando o procedimento ainda faço fotos antes do inchaço se instalar para mostrar a ela no dia seguinte quando caso ela fique preocupada com o inchaço.

PODEREI TRABALHAR EM SEGUIDA?

Como eu disse, normalmente o edema (inchaço) é gradual nas primeiras horas, principalmente nos lábios. Mesmo assim a paciente pode trabalhar em seguida não tem problema.

POSSO IR PARA A ACADEMIA DEPOIS DE FAZER HARMONIZAÇÃO FACIAL?

O ideal é que no dia da aplicação não faça exercícios físicos para não aumentar o inchaço. No outro dia já pode.

QUANDO OCORRE O RESULTADO FINAL?

O resultado final do preenchimento ocorre com cerca de 30 dias para ceder o inchaço, no entanto, existe uma parcela de estimulação do colágeno na área aplicada, que fará uma remodelação da derme da pele dando um aspecto mais hidratado e sedoso para a pele. Esse efeito é mais nítido por volta de 60 dias.

PARA QUEM É INDICADA A HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Para pacientes jovens que geneticamente apresentam desproporções das áreas de destaques proeminentes da face como maça do rosto, nariz, queixo e mandíbula ou desarmonias como as depressões das olheiras, ou lábios muito finos.

Para pacientes mais velhos que já começam a perder volume por reabsorção de gordura, flacidez muscular e desgaste osseo. Esses pacientes tem indicação de devolver ou acentuar os volumes perdidos com o tempo devolvendo um rosto mais jovial compatível com o estado de espírito.

A PAPADA MELHORA COM A HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Quando a papada é pequena e fica em evidência basicamente por um queixo pequeno e retraído, quando aumentamos o tamanho e projeção do queixo a papada tende a melhorar muito. No entanto, por vezes, a papada é por um acúmulo maior de gordura. Neste caso precisaremos fazer uma  Quando falamos em harmonização facial normalmente pensamos em procedimentos estéticos não cirúrgicos, mas como vimos em alguns casos precisaremos deixar as agulhas e partir para o bisturi.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS A HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Os procedimentos associados a harmonização facial para trazer um resultado completo no embelezamento do rosto incluem principalmente os direcionados a pele. Uma vez que, não adianta um rosto com partes proporcionais e equilibradas e uma pele maltratada cheia de manchas e depressões.

São eles: Laser, radiofrequência, bioestimuladores de colágeno (Sculptra), peelings e microinfusão de medicamentos (MMP)

QUALQUER PESSOA PODE FAZER HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Não, um princípio básico é que, onde houver FLACIDEZ DE PELE QUE FORME DOBRAS não adianta investir em preenchedores. Ou seja, flacidez de pele no rosto e pescoço que podem ser pinçadas com os dedos precisam ser retiradas e posteriormente fazer a harmonização facial. Veja que uma coisa não impede a outra. A cirurgia de lifting facial retira a  pele em excesso, mas não devolve os volumes da face perdidos pela tempo. Depois de retirada a pele se programa a devolução de volumes do rosto e tratamento de rugas e sulcos já marcados que não sairam com a cirurgia. Algumas vezes fazemos enxertos de gordura na face para devolver o volume macio do rosto, mas a gordura por ser mole não projeta e define estruturas, para isso é necessário uma substância mais firme e densa que possa desenhar contornos. No caso, os preenchimentos de ácido hialurônico.

QUAL O PREÇO DA HARMONIZAÇÃO FACIAL? QUANTO CUSTA?

Como vimos a harmonização facial tem muitas variáveis que mudam completamente os valores. Assim, os preços mudam completamente de uma paciente para outra e apenas uma consulta com um profissional médico treinado e especialista podem indicar os melhores procedimentos e produtos para o seu caso. Ou seja, o orçamento será exclusivo em consulta médica.

HARMONIZAÇÃO FACIAL: ANTES E DEPOIS

Não é difícil de ver antes e depois de muitas celebridades que fizeram e mostraram o seu antes e depois nas redes sociais e revistas de moda e saúde.

Veja alguns exemplos: