Agendamento

Colposcopia

COLPOSCOPIA: O QUE É E CUIDADOS PARA O EXAME

colposcopia

colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva.

O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo.

O QUE É COLPOSCOPIA E PARA QUE SERVE?

A colposcopia funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame que, em geral, é realizado junto com o exame de Papanicolau.

É um exame capaz de analisar os tecidos desses órgãos e diagnosticar lesões benignas (inflamações), pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas.

Também pode ser identificado pelo exame doenças, como: inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

Caso seja identificada lesões, biópsias podem ser realizadas durante o exame.

COMO É FEITO O EXAME DE COLPOSCOPIA?

O exame não é muito diferente de uma consulta ginecológica comum, portanto, a paciente deverá retirar a roupa da parte inferior do corpo e se deitar na maca com as duas pernas afastadas, em posição ginecológica.

Após a paciente se posicionar, é introduzido um espéculo vaginal (aparelho utilizado para manter a vagina aberta durante o exame) e posicionado o colposcópio cerca de 30cm de distância dela.

O aparelho permite ter uma visão muito ampliada da área e possui um filtro de cores que auxilia no diagnóstico de pequenos vasos sanguíneos anormais no colo do útero.

Pode ser solicitado o uso de ácido acético, que é um líquido que permite o médico ter maior visibilidade de células anormais e sua localização e tamanho.

Quando é necessário o uso desse ácido, a paciente pode sentir uma leve sensação de queimação ou ardência.

Geralmente, após o ácido acético ser aplicado, é necessário o uso de uma outra solução diluída em iodo (chamada de solução de Lugol), que permite visualizar de maneira ainda mais clara essas anormalidades.

PRÉ-REQUISITOS PARA FAZER UMA COLPOSCOPIA

É necessário que a paciente não esteja em seu período menstrual, pois o fluxo de sangue interfere nas imagens do exame e os resultados não são claros.

Pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez, podem fazer o exame normalmente, sendo necessário apenas informar ao médico.

PREPARO DO EXAME DE COLPOSCOPIA

Para que não haja problemas com as imagens obtidas no procedimento, recomenda-se que a paciente, nas 24 horas que antecedem o exame, não utilize duchas vaginais, medicamentos ou cremes na região, absorvente interno e não tenha tido relações sexuais. Detalhes do preparo do exame, são ditos durante o agendamento online

CONTRA-INDICAÇÕES

O exame deve ser realizado em mulheres que sejam ou já foram sexualmente ativas. Para mulheres virgens, a vulvoscopia é indicada, por permitir a ampliação feita por um microscópio e fazendo com que a virgindade não seja rompida.

TEMPO DE DURAÇÃO

O exame não é muito demorado e geralmente tem duração de 10 a 20 minutos.

PERIODICIDADE DO EXAME

A periodicidade do exame pode variar de acordo com os resultados obtidos e os riscos que eles apresentam. Se houver presença de malefícios ou anormalidades, o médico pode pedir a realização da colposcopia anualmente para melhor acompanhamento.

Em caso de o resultado ter sido normal duas vezes seguidas, o exame pode ser feito a cada três anos, de acordo com orientações feitas pelo seu médico.

COLPOSCOPIA ONCÓTICA

A colposcopia oncótica, também conhecida como Papanicolau, é o exame mais utilizado na prevenção do câncer de colo do útero. A realização do exame consiste na coleta do material presente no útero para análise e prevenção de câncer.

Esse exame também pode ser realizado por meio de citologia líquida, onde o  acondicionamento do material colhido no útero é feito por meio líquido. A coleta não é diferente da normal. Na citologia líquida, a amostra coletada através da espátula ou escova, é colocada em solução líquida. Já na colposcopia oncótica tradicional, essa amostra é colocada diretamente na lâmina e a espátula ou a escova utilizada é descartada, fazendo com que parte das células não sejam analisadas, podendo dar um resultado falso-negativo.

As vantagens da citologia líquida, são:

• Maior especificidade na análise de todas as células coletadas;

• Melhoria no rastreio de lesões no útero;

• Possibilidade de observar a presença de papilomavírus humano (HPV);

• Diminuição de testes falso-negativos.

COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA

A biópsia pode ser solicitada quando há anormalidades detectadas pelo exame na região do colo do útero, vagina e vulva. Com ela é possível recolher amostras de tecidos, que mais tarde serão observadas e analisadas por um microscópio, sendo possível um diagnóstico mais claro.

COLPOSCOPIA DÓI?

Normalmente a colposcopia é indolor. Algumas pacientes relatam leves incômodos durante o procedimento, que podem ser evitados com o uso de analgésico uma hora antes da realização do exame.

CUIDADOS APÓS A COLPOSCOPIA

Após a realização do exame, é normal que a vagina fique sensível pelos próximos dois dias. Se houver a necessidade de biópsia, pode ocorrer sangramentos leves na região.

Além das recomendações do seu médico, durante uma semana é necessário evitar: ducha vaginal, relações sexuais e o uso de absorvente interno.

Em caso de sintomas intensos, como: sangramento vaginal intenso, febre, dores de barriga e odores desagradáveis na vagina, a paciente deve procurar orientação médica.

COMO SÃO OS RESULTADOS DE COLPOSCOPIA?

O resultado da colposcopia pode ser normal ou anormal. É normal quando não há presença de nenhuma área lesionada.

O resultado pode ser anormal quando são encontradas células estranhas no colo do útero. O principal foco é observar as lesões causadas pelo HPV, essas células podem se tornar câncer, caso não sejam tratadas. A Clínica CEM também possui uma Central de Vacinas para protegê-la das infecções pelo vírus HPV. Caso ainda não tenha feito a sua vacina agende agora a sua.

Não são em todos os casos anormais que há necessidade de realizar algum tipo de tratamento.

Caso a biópsia seja necessária, apresentará um diagnóstico final da anormalidade observada.