ortopedia-traumatologia.jpg

Ortopedia e traumologia

A Ortopedia Geral é a especialidade que cuidada das doenças do aparelho locomotor dos seres humanos que são formados por músculos, ossos, articulações e ligamentos. O especialista em ortopedia geral, é o médico ortopedista que unifica todas as especialidades da ortopedia como joelho, coluna, quadril, mão e punho, pé e tornozelo, ombro e cotovelo e pediátrica.

 

A Ortopedia Geral, além de fraturas e tprções, trata outras doenças como artrite e tendinite, por exemplo. Dores nas costas; nas juntas; inchaços e desgastes nas articulações; desgaste dos ossos; dificuldades de movimentos; dor muscular; dores na lombar; e lombalgia são alguns dos sintomas que podem ser avaliados por esta especialidade.

 

A Traumatologia, como o nome sugere, é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões, ligamentos. Trata igualmente as lesões que afetam a locomoção.

 

Assim, toda vez que alguém sofre um acidente de carro, queda, pancada na cabeça, ou acidente de trabalho, por exemplo, é o médico traumatologista que cuidará dela.

Quais são as lesões mais frequentes tratadas pela Traumatologia?

  • acidentes de trabalho

  • lesões ocorridas durante a prática de esportes

  • acidentes de carro ou outros meios de transporte

  • qualquer choque com violência física que atinja o corpo

  • quedas e outros choques mecânicos

  • acidentes domésticos

btn-lg-whatsapp.png